A Atari Inc. foi fundada em 1972 por Nolan Bushnell e Ted Dabney e foi responsável pela popularização tanto do Arcade como do videogame. O primeiro sucesso da Atari foi oarcade Pong que foi ... digamos ... 'inspirado' no Magnavox Odissey, mas ao contrário deste era uma
máquina arcade e não um console doméstico.Em 1975 Bushnell começou o projeto do que viria a ser o primeiro console doméstico realmente
popular, mas ele sabia que não teria dinheiro para lançá-lo e por isso a Atari foi vendidapara a Warner Communications em 1976 por um valor estimado em 28 a 32 milhões de dólares. Bushnell
continuou na companhia até 1979.
O lançamento chamado de Atari 2600, ainda em 1976 foi responsável pela popularização do conceito
de videogame (uma caixa onde se espetavam um cartucho e dois joysticks.Exceto pela evolução tecnológica (CDs e DVDs em lugar de cartuchos, vários joypads com vários
botões ao invés de dois joysticks de só) não houve grandes mudanças neste conceito (Ok, oNintendo Wii trouxe algumas novidades). Antes os videogames eram máquinas dedicadas
(com um jogo só) o que na prática encarecia o divertimento eletrônico doméstico.
Mas não foi a atari que inventou o videogame. Como quase sempre nchegar na dianteirae sucesso não estão necessariamente de mãos dadas. O primeiro aparelho que pode realmente ser chamado de videogame moderno foi o Fairchild Channel F, que nunca conseguiu sucesso comercial em comparação ao
boom do Atari 2600.O fato dos jogos serem distribuidos em cartucho tornava o Atari 2600 muito atraente. Ainda que fosse
tecnicamente inferior aos arcades da época, a conversão de grandes sucessos (como Space Invaders
e Pacman) fazia com que console e cartuchos vendessem como pão quente.Ok, copiar o conceito do Channel F foi uma boa idéia, mas depois do sucesso do 2600 a Atari é que teria que ditar o futuro dos consoles se quizesse manter a ponta. Infelizmente a Atari cometeu dois erros:
1 - Perda de foco: investimento em computação pessoal um pouco mais 'séria',desviou recursos de pesquisa e desenvolvimento do mercado 'bobo' dos videogames. Apesar dos computadores da Atari terem foco nos recursos de multimídia, computação pessoal era um mundo novo bem mais complexo e
com concorrentes de pesso (como IBM e Apple).2 - O Atari 5200, lançado em 1982 e projetado para suceder o 2600 não oferecia muitas novidades e o seu novo controle (analógico) não se mostrou eficiente. A maioria dos consumidores preferia um console com menos recursos mas com um número muito maior de jogos.
A atari conseguiu se manter na dianteira depois da grande quebra do mercado de games em 1983 (desde então os fabricantes aprenderam que a vida útil de uma geração de videogames é de 5 anos nunca 6) mas a parte de consoles domésticos acabou vendida para Jack Tramiel, fundador da Commodore International, em 1984. A divisão de consoles continuou nas mãos da Warner até 1985 quando foi vendida para a Namco. Ironicamente a Warner foi 'castigada' pelo fracasso com campo da informática quando foi comprada pela AOL em 2001, a atari foi a clara chance perdida da Warner de se preparar para o fervilhante mercado de entretenimento eletrônico e posteriormente da internet.
Estava montada a cena para a morte da Atari e o golpe final foi desferido com golpes de katana. Sega e Nintendo lançaram seus consoles Famicom e Master System em 1983 e 1986 no mercado japonês e 1985/1986 nos EUA. Apesar do atraso no lançamento japonês a Sega conseguiu se recuperar quando lançou o Master System nos EUA menos de um ano depois do NES. Os japoneses fizeram algo que a Atari não conseguiu: pegaram uma boa idéia, acrescentaram melhorias técnicas sem complicadores e poucas novidades conceituais (a única digna de menção era o joypad de dois botões de jogo).
Apesar do lançamento seguinte da Atari, o Atari 7800 de 1986, ter muitos atrativos (preço convidativo, compatibilidade com o 2600, controle digital) já não dava para recuperar o tempo perdido. A Atari assistiu o domínio japonês atingir seu auge com o lançamento dos consoles de 16 bits (SNES e Genesis) e tentou retomar seu posto com dois projetos fracassados: O Phanter de 32 bits e o Jaguar de 64, o primeiro nunca chegou a ser lançado e o segundo (lançado em 1993) tinha problemas de vários tipos: Dificuldade de desenvolvimento, Ausência de preenchimento de texturas, joypad com design ruim, etc. além de enfrentar um novo gigante entrando no mercado:
Nada menos nada que o Playstation da Sony.
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