Atari Inc

Postado por 1berto lá pelas 00:35

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A Atari Inc. foi fundada em 1972 por Nolan Bushnell e Ted Dabney e foi responsável pela popularização tanto do Arcade como do videogame. O primeiro sucesso da Atari foi oarcade Pong que foi ... digamos ... 'inspirado' no Magnavox Odissey, mas ao contrário deste era uma
máquina arcade e não um console doméstico.



Em 1975 Bushnell começou o projeto do que viria a ser o primeiro console doméstico realmente
popular, mas ele sabia que não teria dinheiro para lançá-lo e por isso a Atari foi vendida
para a Warner Communications em 1976 por um valor estimado em 28 a 32 milhões de dólares. Bushnell
continuou na companhia até 1979.

O lançamento chamado de Atari 2600, ainda em 1976 foi responsável pela popularização do conceito
de videogame (uma caixa onde se espetavam um cartucho e dois joysticks.
Exceto pela evolução tecnológica (CDs e DVDs em lugar de cartuchos, vários joypads com vários
botões ao invés de dois joysticks de só) não houve grandes mudanças neste conceito (Ok, o
Nintendo Wii trouxe algumas novidades). Antes os videogames eram máquinas dedicadas
(com um jogo só) o que na prática encarecia o divertimento eletrônico doméstico.

Mas não foi a atari que inventou o videogame. Como quase sempre nchegar na dianteirae sucesso não estão necessariamente de mãos dadas. O primeiro aparelho que pode realmente ser chamado de videogame moderno foi o Fairchild Channel F, que nunca conseguiu sucesso comercial em comparação ao
boom do Atari 2600.





O fato dos jogos serem distribuidos em cartucho tornava o Atari 2600 muito atraente. Ainda que fosse
tecnicamente inferior aos arcades da época, a conversão de grandes sucessos (como Space Invaders
e Pacman) fazia com que console e cartuchos vendessem como pão quente.


Ok, copiar o conceito do Channel F foi uma boa idéia, mas depois do sucesso do 2600 a Atari é que teria que ditar o futuro dos consoles se quizesse manter a ponta. Infelizmente a Atari cometeu dois erros:
1 - Perda de foco: investimento em computação pessoal um pouco mais 'séria',
desviou recursos de pesquisa e desenvolvimento do mercado 'bobo' dos videogames. Apesar dos computadores da Atari terem foco nos recursos de multimídia, computação pessoal era um mundo novo bem mais complexo e
com concorrentes de pesso (como IBM e Apple).
2 - O Atari 5200, lançado em 1982 e projetado para suceder o 2600 não oferecia muitas novidades e o seu novo controle (analógico) não se mostrou eficiente. A maioria dos consumidores preferia um console com menos recursos mas com um número muito maior de jogos.

A atari conseguiu se manter na dianteira depois da grande quebra do mercado de games em 1983 (desde então os fabricantes aprenderam que a vida útil de uma geração de videogames é de 5 anos nunca 6) mas a parte de consoles domésticos acabou vendida para Jack Tramiel, fundador da Commodore International, em 1984. A divisão de consoles continuou nas mãos da Warner até 1985 quando foi vendida para a Namco. Ironicamente a Warner foi 'castigada' pelo fracasso com campo da informática quando foi comprada pela AOL em 2001, a atari foi a clara chance perdida da Warner de se preparar para o fervilhante mercado de entretenimento eletrônico e posteriormente da internet.

Estava montada a cena para a morte da Atari e o golpe final foi desferido com golpes de katana. Sega e Nintendo lançaram seus consoles Famicom e Master System em 1983 e 1986 no mercado japonês e 1985/1986 nos EUA. Apesar do atraso no lançamento japonês a Sega conseguiu se recuperar quando lançou o Master System nos EUA menos de um ano depois do NES. Os japoneses fizeram algo que a Atari não conseguiu: pegaram uma boa idéia, acrescentaram melhorias técnicas sem complicadores e poucas novidades conceituais (a única digna de menção era o joypad de dois botões de jogo).

Apesar do lançamento seguinte da Atari, o Atari 7800 de 1986, ter muitos atrativos (preço convidativo, compatibilidade com o 2600, controle digital) já não dava para recuperar o tempo perdido. A Atari assistiu o domínio japonês atingir seu auge com o lançamento dos consoles de 16 bits (SNES e Genesis) e tentou retomar seu posto com dois projetos fracassados: O Phanter de 32 bits e o Jaguar de 64, o primeiro nunca chegou a ser lançado e o segundo (lançado em 1993) tinha problemas de vários tipos: Dificuldade de desenvolvimento, Ausência de preenchimento de texturas, joypad com design ruim, etc. além de enfrentar um novo gigante entrando no mercado:
Nada menos nada que o Playstation da Sony.



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